Campanha "Acorda Congresso"

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre a IX Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo e a III Jornada Lésbica- Feminista: agradecimentos

Mais uma Caminhada Lésbica e Bissexual tomou a Avenida Paulista. Mais uma jornada feminista trouxe temas importantes para as mulheres lésbicas e bissexuais. É com enorme satisfação que vemos o impacto que essas ações causam na promoção da visibilidade e dos direitos das mulheres que amam mulheres.
No longo e árduo processo de construção da Caminhada e da Jornada Lésbica-Feminista enfrentamos enormes dificuldades e frustrações, mas seguimos, seguimos pois estamos cientes da importância de nossas bandeiras. Sabemos que nós mulheres devemos ser protagonistas nas nossas conquistas, devemos ser representantes antes de representadas, devemos mostrar que nossa plena autonomia chegará graças a nossos esforços e, para tanto, precisamos que nossas vozes e reivindicações ecoem e atuem decisivamente na estruturação de uma sociedade mais justa: e não existe justiça sem igualdade de direitos, não existe cidadania pela metade.
No caminho que desencadeou a Caminhada Lésbica e a Jornada Lésbica-Feminista de 2011 contamos com apoios decisivos, sem os quais o sucesso desses eventos seria inviável.
Devemos agradecer ao inestimável apoio e parceria do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo (CRP-SP), um Conselho decididamente comprometido com o reconhecimento e respeito à diversidade de orientações sexuais e identidade de gênero, comprometimento este que se evidencia com o engajamento do CRP-SP na construção de políticas públicas, viabilizadas pela ação do movimento social LGBT, que colaboram efetivamente com a cidadania e a saúde mental das lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros brasileiras/os.
Agradecemos à Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) pela estreita parceria estabelecida neste ano de 2011 com a Liga Brasileira de Lésbicas na organização da IX Caminhada de Lésbicas e Bissexuais. É importante destacar aqui que a Caminhada não representa uma “contra-parada” e tampouco se constitui como um “racha” no movimento LGBT, como alguns veículos da mídia insistem em veicular. Embora a Caminhada tenha independência em relação à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, é realizada também em parceria com a APOGLBT. A LBL e a APOGLBT têm uma bandeira em comum: estamos intimamente envolvid@s no combate à lesbo/homo/bi e transfobia, empecilhos para o exercício da cidadania de significativa parcela da população brasileira.
Agradecemos ao Instituto Patrícia Galvão pela longa parceria e enorme apoio para lidarmos com mídias tradicionais e sociais. Agradecemos pelas longas conversas e consultorias oferecidas no mais puro regime de solidariedade e generosidade, agradecemos pela confiança em nos oferecer suporte técnico para a viabilização do registro de nossos eventos. E não menos importante, agradecemos pelo apoio na divulgação de nossas atividades. Uma divulgação séria, comprometida com o rigor na veracidade e confiabilidade dos relatos.
Agradecemos à Terezinha Vicente e Fernanda Estima pela consultoria de imprensa e pela produção de releases e revisão de nossos textos, além da cobertura impecável que elas deram tanto para a Jornada quanto para a Caminhada. Agradecemos ainda pela interlocução que Terezinha Vicente e Rita Ronchetti promoveram entre nós e as artistas do grupo Dona Selma vai à Feira, graças aos esforços dessas companheiras contamos com o maravilhoso show dessa banda na Caminhada e também no Bar Lua Nova, cujo espaço foi obtido pela atuação também de Terezinha e Rita.
Agradecemos à Marcha Mundial das Mulheres que sempre comparecem às atividades da LBL, e não poderia ser diferente na Caminhada. Mais uma vez as mulheres da Fuzarca Feminista agitaram o pessoal com muita batucada e palavras de ordem. Somos feministas e seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres!
Um super obrigada para as artistas que tocaram na Caminhada! A DJ Juliana de Sá, as DJs Sá Reis (ou Sam/Sazinha) e Bobbie Salles (ou Rô/Roberta) do Dedilhadas! As mulheres do Hip Hop Mulher, da Dona Selma vai à Feira e Suellen Luz, que infelizmente teve que reduzir o tempo de show por causa do prazo limite para o enceramento da Caminhada... bom, mas ela encerrou com chave de ouro e esperamos que em breve a gente possa contar com um show completo dela! Muito obrigada mesmo! E não devemos esquecer de ressaltar que todas as artistas tocaram gratuitamente!
Obrigada à Adriana dos Acessórios Arco-Íris que cedeu a decoração do trio, à Articulação de Mulheres Brasileiras pela força e presença, ao Geledés Instituto da Mulher Negra que generosamente nos oferece espaço para nossas reuniões, ao Ministério da Saúde, ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo pelo apoio crucial sem o qual a vinda de companheiras de várias partes do Brasil seria impossível e ao grupo MO.LE.CA .
Um agradecimento especial à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, representada pela ilustre companheira Ana Lúcia da Silva, e à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, representada por Ana Gabriela, tanto pela contribuição nos conteúdos de Educação e Saúde da 3ª Jornada, quanto na viabilização da participação de companheiras de vários estados. Obrigada à Coordenadoria Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual coordenada pela Doutora Heloísa Cidrin Gama Alves, que nos ajudou na interlocução com a PMESP, CET e Decradi.
Um grande agradecimento para todas e todos que ajudaram na divulgação da Jornada e da Caminhada!!!
Um enorme obrigada às palestrantes que vieram de tantos lugares do Brasil para compartilhar conosco conhecimento e idéias, mesmo com a difícil tarefa de organizar agendas e enfrentar aeroportos e o trânsito complicado de São Paulo.
Um agradecimento especial para Taís Nascimento, a responsável pela arte visual da Caminhada e da Jornada deste ano, que trabalhou muito para conciliar seu trabalho, estudos e militância a fim de nos oferecer uma identidade visual belíssima e representativa.
E um agradecimento ainda mais especial para todas as companheiras da LBL, de vários estados do Brasil, que estiveram conosco nesses dias corridos e exaustivos, mas nos animaram e ofereceram suporte essencial! Desde o início da organização da Caminhada nós, LBLeanas de São Paulo, contamos com o apoio de nossas companheiras de outras regiões. Obrigada companheiras do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, obrigada companheiras do Norte! Obrigada companheiras que estavam aqui em pensamento e nos enviaram muitas energias positivas!

A Jornada-Lésbica Feminista e a Caminhada Lésbica e Bissexual de São Paulo são construções coletivas. Sem o apoio das entidades e pessoas aqui citadas não seria possível realizar algo desse porte. Nós da LBL nos sentimos orgulhosas e honradas por termos tod@s vocês como companheir@s de luta e caminhada!

Contem conosco!

Liga Brasileira de Lésbicas – São Paulo
28 de junho de 2011

2 comentários:

Naiara Malavolta disse...

PArabéns, "gurias" de Sp por mis uma super Jornada. a superação de vocês construiu mais uma grande caminhada!.
Naiara - LBL-RS

admntd disse...

esta de parabéns gostei do seu blogger ass ninfetinha